Sicut et Christus.

Progredi na caridade,
segundo o exemplo de Cristo,
que nos amou
e por nós se entregou a Deus
como uma oferenda e sacrifício de agradável odor.

(Ef  5,2)

O Apóstolo nos exorta a crescer no amor, progredir na caridade. O exemplo a seguir, o modelo a imitar: Nosso Senhor Jesus Cristo. Como? O Senhor não entregou a Deus um ato ou uma obra, uma ação ou uma atividade; nem um tempo ou um discurso, um pensamento positivo ou uma boa idéia. Não. O Senhor entregou-se a si próprio. Sua oferenda a Deus foi Ele próprio. Seu sacrifício a Deus foi Ele próprio. Por quê? Porque Ele nos amou (e ama). Se o Filho de Deus entregou-se em oferenda e sacrifício a Deus, porque amou a nós, pecadores, que sacrifício e oferenda poderíamos nós oferecer a Deus, por amor a Cristo Nosso Senhor, senão a oferenda e o sacrifício de nós mesmos?!

Tomai, Senhor, e recebei
toda a minha liberdade,
a minha memória,
o minha inteligência
e toda a minha vontade,
tudo o que tenho e possuo;
O que de Vós eu recebi,
a Vós, Senhor, entrego e restituo,
para que disponhais segundo à Vossa vontade. 

Dai-me somente o vosso amor e graça,
que me bastam.

(Oração de Santo Inácio de Loyola.)

Deixe um comentário