Et offertur Nomini Meo oblatio munda.

O Senhor aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo (Fl 2, 7); não teve qualquer repulsa quando lavou os pés dos Apóstolos e ainda lavou com Seu sangue os nossos pecados.

Começou com Pedro, a quem deu o primeiro lugar como chefe dos Apóstolos. (…) Mas Pedro, ao ver um acontecimento tão incomum, negou-se com a sua veemência costumeira: Senhor, queres lavar-me os pés?!… (Jo 13, 6).

[Pedro] não sabia que o Senhor pretendia com isso, traduzir a necessidade da limpeza interior, antes de receber o Corpo e o Sangue que lhes seria dado pouco depois. (…) [E ainda] pensando que a única razão era dar-lhes um exemplo de humildade, não consentiria que o Senhor se humilhasse a seus pés; respondendo energicamente: Jamais me lavarás os pés! (Jo 13,8).

Ao entender o muito que importava deixar-se lavar, ofereceu-se para que lhe lavasse não só os pés, mas também as mãos e a cabeça. O Senhor disse-lhe: Aquele que tomou banho, não tem necessidade de lavar-se; [porque] está inteiramente puro (Jo 13,10). Quando uma pessoa está limpa de pecados mortais, pode ser que se suje um pouco com pecados veniais. É necessário então que seja lavada e purificada, para receber o Corpo e o Sangue de Cristo.

(Padre Luis de la Palma s.j. (1560-1641), A Paixão do Senhor. São Paulo: Formatto Editora, 2005. p. 26-28.)

Senhor, o Corpo e o Sangue que o Senho entrega à morte para salvar a minha vida, são Puríssimos e Imaculados. Minha alma se arrasta sob o peso do pecado; o pecado anoitece minha alma. Senhor, lava-me e ficarei puro. Quero tomar parte em Teu Santo Sacrifício. Que a culpa do meu pecado não torne vã a Teu Santo Sacrifício Redemptor.

«Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Vivo, tende piedade de mim, pecador!»

Deixe um comentário

