Et offertur Nomini Meo oblatio munda.

O Senhor aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo (Fl 2, 7); não teve qualquer repulsa quando lavou os pés dos Apóstolos e ainda lavou com Seu sangue os nossos pecados.

Começou com Pedro, a quem deu o primeiro lugar como chefe dos Apóstolos. (…) Mas Pedro, ao ver um acontecimento tão incomum, negou-se com a sua veemência costumeira: Senhor, queres lavar-me os pés?!… (Jo 13, 6).

[Pedro] não sabia que o Senhor pretendia com isso, traduzir a necessidade da limpeza interior, antes de receber o Corpo e o Sangue que lhes seria dado pouco depois. (…) [E ainda] pensando que a única razão era dar-lhes um exemplo de humildade, não consentiria que o Senhor se humilhasse a seus pés; respondendo energicamente: Jamais me lavarás os pés! (Jo 13,8).

Ao entender o muito que importava deixar-se lavar, ofereceu-se para que lhe lavasse não só os pés, mas também as mãos e a cabeça. O Senhor disse-lhe: Aquele que tomou banho, não tem necessidade de lavar-se; [porque] está inteiramente puro (Jo 13,10). Quando uma pessoa está limpa de pecados mortais, pode ser que se suje um pouco com pecados veniais. É necessário então que seja lavada e purificada, para receber o Corpo e o Sangue de Cristo.

(Padre Luis de la Palma s.j. (1560-1641), A Paixão do Senhor. São Paulo: Formatto Editora, 2005. p. 26-28.)

Senhor, o Corpo e o Sangue que o Senho entrega à morte para salvar a minha vida, são Puríssimos e Imaculados. Minha alma se arrasta sob o peso do pecado; o pecado anoitece minha alma. Senhor, lava-me e ficarei puro. Quero tomar parte em Teu Santo Sacrifício. Que a culpa do meu pecado não torne vã a Teu Santo Sacrifício Redemptor.

«Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Vivo, tende piedade de mim, pecador!»

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s